Treinamento físico tratado com o rigor clínico-científico.

RHINO Laboratório de Biomecânica e Performance Humana - RHINOLab. 

O RHINOLab surge de um conceito desenhado pela pesquisadora Laiane Santos, o Laboratório para Treinamento Físico - que difere de propostas como o Studio, por exemplo distanciando-se assim da "lógica inepta de capitalização de esportistas", restrições e impedimentos peculiares presentes em parte das academias de musculação.



A representação da biomecânica humana produzida por Da Vinci no auge do cinquetento é mais que um grande registro artístico histórico, é um marco para a Ciência do Movimento Humano.

Não somos uma academia.

Cuidado Humano Excelente.

A perfeita simetria entre saúde, performance e inteligência corporal, é o espírito do RHINOLab.

Tenha Corporeidade!

A viga mestra de RHINOLab é o Cuidado Humano Excelente!


Esta é a nossa história e refletimos a respeito de expô-la como sendo a idealização de RHINOLab, baseados nesta reflexão pensamos ser coerente e válida esta explicação. 

O comportamento combativo à práticas que pudessem causar danos materiais e imateriais à vida das pessoas, e à comunidade dentro do campo da Saúde; a manutenção do discurso da Educação Física como uma disciplina científica, auxiliar da Medicina, que deveria ser executada com o devido rigor e zelo sempre foram traços da identidade da fundadora do RHINOLab, desta feita, fazem parte do DNA da clínica.

Há uma década a Profissional de Educação Física Laiane Santos desenvolvia os trabalhos de preparação física em diferentes academias do município de São Raimundo Nonato, sudeste do Piauí, contudo, com o passar dos anos percebeu-se o aumento da quantidade de indivíduos que se faziam passar por profissionais de educação física como forma de "ganhar a vida", identificava-se o exercício ilegal da profissão.

"Quanto mais, melhor", será que precisa ser de fato assim? É certo que não, a manutenção da Boa Saúde pode ser difundida, e por assim dizer "comercializada" como qualquer outro bem prático-intelectual, contudo, não deve-se seguir uma perspectiva capitalizante, onde no ambiente das academias de exercício físico, quanto mais "alunos" melhor, independendo questões relativas a critérios de segurança no treinamento, controle físico-fisiológico individual, enfim o controle do treinamento físico, e o principal, a orientação/supervisão/acompanhamento minuciosos por um profissional de educação física legitimado.

O repúdio à ocorrência de tais práticas dentro dos ambientes de treino, a observação de situações que causavam leso às pessoas, geralmente com o aval de seus proprietários, motivou uma denúncia junto ao Conselho Federal de Educação Física no ano de 2012, gerando assim a primeira visita do CREF-PI/MA ao município de São Raimundo Nonato. A partir desta primeira visita a construção de um entendimento útil sobre a relação Educação Física-Saúde Pública passou a ganhar mais força na cidade.

Denunciar abertamente tais fatos e expor à sociedade o tamanho do problema, foi libertador profissionalmente, por outro lado a profissional passou a não ser aceita mais em nenhum dos estabelecimentos existentes até então, tornando-se uma persona non grata, uma resposta direta e pessoal, mas seria impossível retroceder. Saúde, ética e ciência nunca foram tidos como moeda de troca.

Foi após este evento que surgiu a necessidade do RHINOLab, em meio a diversas leituras e pesquisas, desconstrução/construção de conceitos. Pensado e desenhado a partir dos aspectos mais básicos e tradicionais de o que é Treinamento Físico, procurou-se desconstruir o que se tem modernamente por "Academia de Exercício Físico". 

Nascia o RHINOLab uma não academia.  Para desenvolver o espaço foi preciso antes refletir acerca de o que se tornou o Exercício Físico no século XXI, assim como o espaço comum para a sua execução, com 11 (onze) anos de leituras e trabalho/observação nesses espaços, vulgo Academias de Exercício Físico, a profissional desenvolveu três pilares fundamentais para um perfeito Cuidado à Saúde Humana, um método de treinamento físico, o Científico Biomecânica; um espaço que o desse materialidade, o RHINOlab, e uma metodologia eficiente.

Trocando em miúdos, em RHINOLab há o interesse e necessidade de que Atletas e Esportistas tenham um treinamento físico peripatético, que construam uma Inteligência Corporal para além da performance, condicionamento físico e manutenção da saúde, esse é o fio condutor de toda a proposta. 

O interesse do Laboratório é ser um ambiente específico para a Preparação Física e o Cuidado à Saúde Humana, sendo os treinamentos físicos desenvolvidos de maneira metodológica e controlada sob o crivo científico. Dessa maneira, resultados concretos, tangíveis e intangíveis, são o dia-a-dia do RHINOLab.

O RHINOLab já surge com uma proposta central, se manter sempre seguro, há mais de 3.299 dias úteis de treino, 12 (doze) anos, (e contando!) nunca houve nenhum tipo de acidente ou qualquer tipo de dano à Atletas e Esportistas sob a orientação da responsável técnica, seja in situ, ou mesmo através das consultorias. 

Afinados às lógicas e anseios da área, e preconizando sobretudo um cuidado humano abrangente, e a manutenção da Saúde oferecida para a sociedade, buscou-se manter um espaço com uma proposta de ímpar cuidado à saúde do Outro, a inserção de indivíduos inativos à qualidade de vida e uma orientação meticulosa, exclusividade no espaço de maneira não excludente.

Sabemos que o treinamento físico deve ser desenvolvido de forma cuidadosa, que arregimente Atletas e/ou Esportistas ao nível da Inteligência Corporal e fundamentadas noções de Corporeidade, em um ambiente que seja desenhado e controlado para tais atividades, não permitindo assim que haja ônus ao treinamento em função de equívocos triviais e mesmo de ordem técnica, sobretudo lesões.

O que se tem com isso é exatamente a proposta do RHINOLab, um ambiente clínico-científico desenvolvido determinantemente em razão das Preparações Físicas e Reabilitação ao Treinamento Físico, com o desenvolvimento destas atividades sendo realizadas através do rigor e critérios clínico-científicos certamente serão disseminados os valores excelsos do RHINOLab, "disseminar boa saúde e um treinamento físico inteligente".

É na esteira de toda esta lógica que tem-se o RHINOLab, este núcleo foi/é pensado a partir de um olhar da psicologia do esporte e biomecânica, tudo é criteriosamente escolhido desde aspectos relacionados à infraestrutura e estrutura até a qualidade técnica das orientações, oferecendo assim o suporte necessário à Atletas e Esportistas.

Destarte, é esperado que o RHINOLab dê suporte excelente para o aumento da performance através das preparações físicas, ou manutenção da saúde e condicionamento físico principalmente para grupos de risco, sendo assim, referência quanto à prática e orientação esportiva/desportiva e de atividade física, não apenas no município de São Raimundo Nonato.

Seja muitíssimo Bem Vinda (o)!

RHINOLab                                                                          Disseminando Boa Saúde, e um Treinamento Físico Inteligente.