Treinamento Físico tratado com o rigor clínico-científico.

RHINO Laboratório de Biomecânica e Performance Humana.

O RHINO surge de um conceito criado pela pesquisadora Laiane Santos, o Laboratório e TraningRoom (sala de treinamento físico)distanciando-se da "lógica inepta de capitalização de esportistas", restrições e impedimentos peculiares presentes em grande parte das academias de musculação.



A representação da biomecânica humana produzida por Da Vinci no auge do cinquetento é mais que um grande registro artístico histórico, é um marco para a Ciência do Movimento Humano.

Saia da Rotina. Treinamento Físico é Vida! Viva essa experiência, adote esse modo de vida!

A perfeita simetria entre Saúde e Inteligência Corporal, é o espírito do RHINOLab.

Tenha Corporeidade! Não malhe o corpo, Treine suas Capacidades Físicas! 

A Viga Mestra do RHINOLab é o Cuidado Humano Singular!


Refletimos a respeito de expor o fato motivador da idealização do RHINOLab, e baseados nesta reflexão pensamos ser coerente e válida esta explicação. Há uma década a Profissional de Educação Física Laiane Santos desenvolvia os trabalhos de preparação física e treinamento físicoa em diferentes academias do município de São Raimundo Nonato, sudeste do Piauí, contudo, em fins de 2016 viu-se cooptada num dilema ético-moral-profissional: a não aceitação e repúdio a indivíduos que se faziam passar por Profissionais de Educação Física dentro dos ambientes de academia. Por vezes com o aval de seus proprietários, e tantas outras do próprio responsável técnico do espaço. Denunciar abertamente o fato-crime e expor à sociedade o tamanho do problema, ou manter-se omissa. A resposta das academias reflete a opção tomada pela profissional, passou-se a não mais ser aceita nos referidos espaços, pela razão de defesa de o que é correto cientificamente, moral e eticamente, sobretudo por ser uma questão de Saúde Pública. Assim, expomos tal circunstância para servir de exemplo aos demais Profissionais de Educação Física que passam por tal infeliz circunstância, e principalmente à Sociedade para que criticamente escolha a quem confiam suas vidas e saúde.

Neste sentido em meio a uma infinidade de leituras e pesquisas, desconstrução/construção de conceitos, ainda ao ano de 2016, o RHINOLab foi pensado e desenhado a partir dos aspectos mais básicos e tradicionais de o que é o Treinamento Físico, procurou-se desconstruir o que se tem modernamente por "Academia de Exercício Físico". 

Assim, o RHINO não é uma academia de musculação convencional. Para desenvolver o espaço foi preciso antes refletir acerca de o que se tornou o Exercício Físico no século XXI, assim como o espaço comum para a sua execução, com 11 (onze) anos de leituras e trabalho/observação nesses espaços, vulgo Academias de Exercício Físico, a profissional de educação física Laiane Santos, desenvolveu três pilares fundamentais para um perfeito cuidado à Saúde, um método de treinamento físico, o Científico Biomecânica; um conceito que o desse corpo, o TrainingRoom; e um espaço que o desse materialidade, o RHINOlab. Trocando em miúdos, no RHINO há o interesse e necessidade de que o Atleta/Esportista tenha um Treinamento Físico Peripatético, que construa uma Inteligência Corporal isso é o fio condutor de toda a proposta. 

O interesse do laboratório é ser um ambiente específico para a Preparação Física e o cuidado à Saúde Humana, sendo os treinamentos físicos desenvolvidos de maneira metodológica e controlada sob o crivo científico. Dessa maneira, resultados concretos, tangíveis e intangíveis, Qualidade de Vida, são o dia-a-dia RHINOlab.

O RHINO surge com algumas estrelas, uma delas é que nesta lógica de Treino há mais de 3.299 dias úteis de Treino, 12 (doze) anos, (e contando!) nunca houve nenhum tipo de acidente, entorse, luxação, lesão ou qualquer outro tipo de dano à Atltetas/Esportistas sob a orientação da preparadora física, seja in situ, ou mesmo "apenas" através dos Guias de Treinamento avulsos. A Profissional de Educação Física, afinada às lógicas e anseios da área, e preconizando sobretudo um cuidado humano abrangente, e a manutenção da Saúde oferecida para a sociedade, buscou desenvolver um espaço que detivesse uma proposta de ímpar cuidado à saúde do Outro, a inserção de indivíduos sedentários à qualidade de vida e uma orientação meticulosa, exclusividade no espaço, entretanto, de maneira não excludente.

Por meio da iniciativa privada, bem como, através da democratização do "exercício físico" fomentada por iniciativas públicas, há de fato um aumento vertiginoso no número de núcleos de atividades físicas organizadas, porém, em muitos desses, há um aumento consequentemente igual de espaços que não detém a responsabilidade técnica, mínima, tampouco Profissionais de Educação Física com formação acadêmica para atuar. Assim, se expressa profundo descontentamento para com tais práticas criminosas e ilegais que colocam em risco a Saúde de toda a sociedade.

"Quanto mais, melhor", será que precisa ser de fato assim? É certo que não, neste enunciado há um pressuposto demasiado errado, a manutenção da boa saúde pode ser difundida, e por assim dizer "comercializada" como qualquer outro bem prático-intelectual, contudo, não deve-se seguir uma perspectiva capitalizante, onde no ambiente das academias de exercício físico, quanto mais "alunos" melhor, independendo questões relativas a critérios de segurança no treinamento, controle físico-fisiológico individual, enfim o controle do Treinamento Físico, e o principal, a orientação/supervisão/acompanhamento minuciosos de um profissional de educação física legitamado.

O Treinamento Físico deve ser desenvolvido de forma meticulosa, que arregimente o Atleta e/ou Esportista ao nível da Inteligência Corporal e fundamentadas noções de Corporeidade, em um ambiente que seja desenhado e controlado para tais atividades, não permitindo assim que haja ônus ao Treinamento em função de equívocos triviais e mesmo de ordem técnica, e principalmente lesões.

O que se tem com isso é exatamente a proposta do RHINOLab, um ambiente clínico-científico desenvolvido determinantemente em razão da Preparação Física, Reabilitação ao Treinamento Físico e Auditoria/Consultoria ao Treinamento Físico. Com o desenvolvimento destas atividades sendo realizadas através do rigor e critérios clínico-cientifícos certamente serão disseminados os valores excelsos do RHINO, "disseminar Boa Saúde e um Treinamento Físico Inteligente".

É na esteira de uma lógica metódica que tem-se o RHINOLab, este núcleo foi/é pensado a partir de um olhar da biomecânica desde a escolha dos dispositivos ao espaço, deferindo assim o suporte necessário ao Atleta/Esportista, sendo todo o ambiente compartimentado em cinco setores apenas, referência às proporções do Homem Vitruviano.

Destarte, espera-se que o RHINOLab dê suporte excelente para o treinamento físico de Atletas, também à preparação física de Esportistas, o condicianemento físico voltado para grupos de risco, assim como o acompanhamento gerontológico e de gestantes, sendo enfim, referência quanto à prática e orientação esportiva/desportiva e de atividade física, não apenas no município de São Raimundo Nonato.

Ademais, é válido apontar alguns critérios de orden metodológica na estrutura dos treinamentos: a Preparação Física comporta até 02 (dois) Atletas/Esportistas por inTraining; a Preparação Física destinada à Orientação Gestacional é restrita a 01 (uma) única gestante por inTraining; a Preparação Física para indivíduos em Grupos de Risco é também restrita a 01 (um) único Esportista por inTraining; já o Acompanhamento e Treinamento Físico desenvolvido para Esportistas Seniores é restrito a apenas 02 (dois) por inTraining;

De modo geral, é esperado que a boa nova seja bem recebida, pois foi caramente pensada para trazer importante contribuição aos Atletas, Esportistas, e especialmente a indivíduos ainda presos em algum tipo de sedentarismo.

Seja muitíssimo Bem Vindo!

RHINOlab, disseminando Boa Saúde, e um Treinamento Físico Inteligente.