Nunca é bom fazer nada com dúvidas. Vamos saná-las.

FAQ

Questionamentos recorrentes, e suas respectivas respostas. Em tendo dúvidas distintas, envie-me um e-mail para que possamos elucidá-las.

Como posso saber se a pessoa que me orienta nos treinamentos é um Profissional de Educação Física?

Resposta: Bem, penso que o viés mais justo e transparente seja o questionamento puro e simples, lembre-se que não é uma questão de "favor", aquém disto, é um direito. Questione-o quanto a sua formação acadêmica, e o segundo passo é mesmo pedir que lhe seja apresentada a Cédula de Identidade Profissional/Funcional, em não havendo, pesquise o nome do (a) referido senhor (a) no sítio www.confef.org.br. Caso tenha sido enganado, denuncie, não existe qualquer diferença entre falso médico, falso delegado, e falso profissional de educação física, tudo isso é crime, e degrada sua saúde e presta enorme desserviço à Sociedade!

Posso solicitar que você desenvolva um Guia de Treino para mim, enviando-lhe os dados que me solicitar, porém, sem uma consulta presencial?

Resposta: Não. Esta lógica de "desenvolver programas de treino" sem nunca ter aferido pessoalmente as reais codições do Esportista fazem parte de um viés puramente mercadológico. Foge aos princípios científicos e principalmente ao de segurança científica. Eu particularmente entendo isto como apostasia, não representa o plus que a Ciência do Movimento Humano - Educação Física - detém.

O treinamento físico funciona da mesma forma para todos?

Resposta: Definitivamente não. Cada indivíduo possui um bloco de características genéticas e comportamentais singulares, dentre outros. Sendo assim, o que serve para o indivíduo A, pode não servir para o B.

Por quê preciso de um Profissional de Educação Física que seja registrado, para treinar?

Resposta: Você não precisa. Contudo, assim como ser consultado e orientado por um médico que tenha formação acadêmica legítima e CRM, lhe traz segurança e validação ao que é dito, o mesmo vale para seus Treinamentos, não se esqueça que o Treinamento Físico é via para a qualidade de vida e manunteção da Boa Saúde. Somente o Profissional de Educação Física com o devido Conhecimento Científico - e registro no órgão fiscalizador da profissão - pode auxiliar Atletas e Esportistas, e promover a democratização de uma Atividade Fìsica de excelente qualidade a toda Sociedade.

Por quê você é tão enfática na questão da explicita e necessária formação acadêmica para o Profissional de Educação Física?

Resposta: Colocando de maneira simplória... porquê a Vida é apenas uma, porquê sua Saúde requer todo o cuidado quando submetida à Prática de Treinamentos Físicos, e porquê há norma que legisla sobre isso, Lei Federal e também estadual. Mas principalmente porquê a Educação Fìsica não pode sofrer reducionismos tão vãos e ser sinônimo de contar e recontar séries, isso, qualquer um pode fazer. A Educação Física que me foi apresentada, e também a tantos Profissionais de Educação Física, e treinadores e pesquisadores, vai além disso, lida com a Completude que envolve o Corpo Humano e seu Movimento, e todos os aspectos que se entrelaceiam. Educação Física é, e deve ser, conhecimento científico, meticulosidade, metodismo, qualidade, segurança, percepção!

Seu exame de avaliação física é um pouco caro, frente aos demais, por que?

Resposta:  Bem, rsrs r s,... pense assim, um Exame de Avaliação Física é (deve ser) uma leitura físico-fisiológica de sua realidade naquele período, que sugere-se ser de início da vida ativa em prática de exercícios e esportiva, assim, ele deve não ser envolto em falsos preciosismos, mas de fato relevante e importante e estrutural. É esta a minha abordagem nos exames de avaliação física, um bloco de dados e informações claras e relevantes que sustentem todo o treinamendo físico e/ou prática esportiva do Atleta/Esportista/Cliente em questão, e como você pode supôr, algo assim não é, nem pode ser, oferecido a qualquer preço, a custa do meu, R$ 120,00, é miníma, se você entender que, fazendo apenas um dos testes que compõem o exame que ofereço pode desembolsar até três vezes mais, a depender. Porquanto, sugiro que atente para os critérios e responsabilidade técnica que envolvem tais procedimentos. Sua Saúde e Qualidade de Vida, sem dúvida, recompensam.

Quanto tempo dura o seu serviço de Preparação Física? Ao final terei o resultado pretendido?

Resposta:  Duas respostas, a primeira é, se seguir as orientações e levar a sério, sim, terá enormes resultados. A segunda é, a duração contratual desenvolve-se sempre por um período de 06 (seis) meses no serviço de Preparação Física, contudo, os ganhos materiais e imateriais ocorrem obrigatóriamente muito antes deste período, certamente, já nas duas primeiras semanas garanto haverem resultados tangíveis, naturalmente esta garantia está ligada sobretudo a sua assiduidade nos Treinamentos. Agora, por favor compreenda que há resultados diferentes para objetivos diferentes, me comprometo em orientar-lhe e guiar-lhe com segurança/excelência/rigor e disciplina até seu objetivo dentro deste período, mas sempre preconizando a perspectiva de Boa Saúde. Porquanto, meu objetivo é que você como Atleta/Esportista/Cliente não apenas alcance o peso ideal, a forma física desejada, o desenvolvimento de aptidões físicas específicas, mas sim termine o processo de Preparação Física - ou mesmo qualquer outro serviço que presto - com ganhos Globais, tendo Qualidade Vida, Inteligência Corporal e saiba identificar seu Treino como indispensável seja no ambiente da academia ou fora dele. É certo que existem elementos, fatores e variáveis que precisaremos compreender quanto a tua Identidade Biológica para que nós, juntos, alcancemos os resultados muito antes do esperado, por isso o Exame de Avaliação Física é impreterível. Naturalmente, existem outros casos dentro da Preparação Física como por exemplo, atletas de alto rendimento às portas de competições e campeonatos, nesses casos a Preparação Física não funciona em treinamentos de apenas uma hora por dia, requerendo-se maior desprendimento e doação aos treinos por parte do Atleta em questão, mas isso já seria esperado. Enfim,... sintetizando, é isso = )

Por quê só é possível ter 10 pessoas no BioSand?

Resposta: Não é uma definição aleatória, a premissa básica do Biomechanics At Sand - BioSand, é justamente a de um Treinamento Físico controlado, nisso foge-se daquela lógica em que as Esportistas são capitalizadas, vulgo quanto mais melhor. No BioSand, busco fazer uma reprodução da forma como lido com a segurança de meus Atletas no serviço de Preparação Física, assim, o número de Garotas tem um máximo de apenas 10, podem haver menos, mas mais não.